terça-feira, 12 de junho de 2012

Histórico da UPH de Pombal


                                                                      Histórico
                 A Sociedade de Homens da Igreja Presbiteriana do Brasil em Pombal – PB, foi organizada em 22 de junho de1958, tendo de início o nome de UNIÃO DE HOMENS  PRTESBITERIANOS (UHP). O instrutor foi o rev. Claudionor da Silveira Barreto (“in memoriam”), pastor efetivo da IPB de Pombal, o mesmo refletiu sobre o texto que se encontra em Mt. 28. 16-20, que fala sobre  a COMISSÃO (INDO),  que  cada cristão deve assumir diante da obra do Senhor. “ Portanto , ide e pregai o Evangelho a todas as nações, batizando-as em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a guardar todas essas coisas que vos tenho mandado”.

                 Os sócios fundadores  foram: Pedro Marcelino Medeiros, Francisco Tertuliano Martins, Pedro José de Oliveira, Ramiro Lopes, Francisco Martins Ferreira, Vicente Martins Ferreira, João Martins Ferreira, José Marcelino Jacinto de Oliveira, José Bezerra, Antônio Calixto, Alcides de Souza, Amaro Bispo, Isaias Feitosa, Odilon Ignácio e Manoel Queiroz. De todos os fundadores, ainda resta um, contando a história, os demais estão na glória do Senhor, esse é o primeiro presidente, irmão Pedro Marcelino (95).
 A Primeira diretoria foi assim composta: Presidente: Pedro Marcelino Medeiros; Vice-presidente: Francisco Tertuliano Martins; 1° secretário: Pedro José de Oliveira; Ramiro Lopes; 2° Secretário: Ramiro Lopes, e Tesoureiro: Antônio Cesário.
A partir da década de 70, se fez uma pequena modificação em sua sigla, o que antes se chamava UHP, passou a ser chamado de União  Presbiteriana de Homens (UPH).
A Sociedade  de Homens da IPB de Pombal, tem a alegria de contar com a presença do sócio emérito, o irmão Presb. José Luiz Teles (92), que nos dá o exemplo de satisfação, quando é possível participar das programações, demonstrando que mesmo em sua fraqueza física, o seu espírito está ativo e vibrante com a obra do Senhor.
LEMA:  A sociedade interna  tem como lema nacional, a promessa de Jesus, que se encontra em Mt. 16.19 “E vos farei pescadores de homens
LOGOMARCA:         Palavra que significa essa figura, ou seja peixe em grego, sua letras são utilizadas como iniciais: I- Ιησούς – que significa JESUS; X –Χριστός- CRISTO; θ  - θεός- DEUS; Υ- γιός; S- Σωτήρος- SALVADOR. Ou seja, Jesus Cristo, Deus Filho Salvador.
MOTO: CONFIANÇA EM JESUS, ENTUSIASMO NA AÇÃO, UNIÃO FRATERNAL (CÉU)
BANDEIRA: Símbolo da nossa UPH local. As cores significam: O azul, representa a humanidade. O verde é a Esperança que jamais morrerá, JESUS CRISTO. A  peça mecânica, símbolo do trabalho, em seu centro estão as características da nossa região, o semiárido nordestino: Sol causticante, o cactos planta de grande resistência, terras cultivadas  e o semeador que faz esta obra. Pois é semeando nos corações humanos a semente de Cristo, que haverá transformações, recebendo a convicção de vida eterna, esperança  essa que jamais morrerá.
                                                                                 
                

Um comentário:

  1. parabéns pelo trabalho tão bem elaborado isso servira de exemplo para nós que estamos aprendendo a cada dia a fazer a obra do senhor jesus.

    ResponderExcluir